Belo Horizonte vai receber no dia 30 de outubro a mais tradicional e rica festa do México: O Festival Dia de Los Muertos. Neste dia, a Serraria Souza Pinto será palco para mais de oito horas de muitas atividades interativas, entre teatro, música, dança, oficinas, além de práticas e gastronomia que remetam à história de vida e arte da cidade que hoje corresponde à capital mexicana.

O Festival pretende ir além de apenas apresentar a cultura daquele país. É também um propósito levar os belo-horizontinos a se sentirem parte integrante dos costumes, valores, rituais e crenças de um povo que no dia dos mortos celebra a vida e apresenta um novo olhar sobre a morte. Para eles, é fundamental  honrar a vida de seus antepassados e relembrar seus grandes feitos e momentos de felicidade. Todo o projeto cenográfico do Festival está sendo pensado e planejado com o objetivo de traduzir detalhes do festival mexicano que possam garantir ao público presente uma profunda interação com a cultura e os costumes daquele país.

No México, O Dia de Los Muertos é uma das festas mais animadas. É comemorado com comidas típicas, música e doces. As crianças participam ativamente dos festejos porque é um desejo das famílias que elas incorporem internamente essa festa que é acima de tudo uma celebração à vida. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. Para os mexicanos, o Dia de Los Muertos é a criação de uma nova consciência, é um novo olhar sobre a morte e é, sobretudo, um abraço forte na vida. Em Belo Horizonte não será diferente: a festa será para toda a família e todos os espetáculos e atividades vão trazer a alegria e a idéia da celebração.

O público terá acesso a áreas de exposição com fotos e vídeos que contarão a história do México antigo e México atual, fará parte, ainda, de espetáculos com performances diversas que mostrarão a essência do Dia de Los Muertos e ainda poderá participar de oficinas de máscaras, as famosas e simpáticas caveirinhas, de pintura e de práticas como contação de histórias, música e danças típicas do país.

Segundo Raquel Gomes Magalhães, gestora do projeto, este é o terceiro ano em que o Festival acontece em Belo Horizonte. “Mas somente este ano ele terá a dimensão que  merece”, diz empolgada. “Estamos conseguindo importantes apoios como o da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Belotur, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, da embaixada do México e outros parceiros, o que nos garante uma visibilidade importante dentro do nosso objetivo, que é trazer para Belo Horizonte um novo conceito de entretenimento dentro de um espetáculo que trará uma experiência cultural muito rica para os belo-horizontinos, podendo ainda fomentar o trabalho de internacionalização que a cidade já vem fazendo.”

Em 93, o Festival Dia de Los Muertos, foi considerado obra mestre do patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

 Maiores informações:

Evento: Festival Dia de Los Muertos

Data: 30 de Outubro

Horário: 13h às 22h

Local: Serraria Souza Pinto

*Fonte: Assessoria de Imprensa do Festival dia de Los Muertos. 

Ingressos: http://www.centraldoseventos.com.br/comprar/festival-dia-de-los-muertos-brasil-30-de-outubro

 

facebooktwittergoogle_pluslinkedin